Ponta Grossa (Sucursal) – Como parte comemorativa aos 180 anos de Ponta Grossa, o autor Fernando Vasconcelos lançou o livro Os Pombinhos do Deus Tupã, no último domingo, 14. O livro conta a história da cidade e foi lançado no espaço temático da II Feira do Livro “Clube da Poesia de Ponta Grossa”, destinado aos talentos locais.
Para Vasconcelos, Os Pombinhos do Deus Tupã mostra a história a serviço da lenda de Ponta Grossa. O conteúdo focaliza um dos assuntos existentes em todos os símbolos da cidade que são os dois pombinhos. A obra teve o apoio cultural da Prefeitura. “O livro é dedicado ao prefeito e poeta Péricles, pela preocupação com a memória princesina e com o acesso das comunidades de todos os níveis às dádivas da leitura”, comenta.
Autor
Este é o 11.º livro publicado pelo autor e o segundo sobre lenda. A primeira publicação de Vasconcelos foi aos sete anos de idade com uma crônica sobre o universo escolar. “Fui alfabetizado aos 5 anos e, desde pequeno, tenho o gosto pela literatura”.
O autor é funcionário da Prefeitura de Ponta Grossa, jornalista, poeta e ocupa a cadeira n.º 1 da Academia de Letras dos Campos Gerais, que tem como patrono o poeta Adalto Gambassi de Araújo. Aos 66 anos, Fernando Vasconcelos já foi comerciante, comerciário, trabalhou em construção de linhas telegráficas, viajante, motorista de táxi entre outras profissões. Ao todo, três mil exemplares de Os Pombinhos do Deus Tupã estarão disponíveis nas livrarias da cidade. A obra custa R$ 15,00.