Muitos paranaenses nem precisaram sair de casa ou do trabalho para perceberem que a greve nos Correios começou ontem. Isso porque, em muitos endereços a habitual visita dos carteiros simplesmente não ocorreu. Aliás, os trabalhadores responsáveis pela entrega e distribuição registraram 100% de adesão à paralisação por tempo indeterminado. O mesmo não se constatou na área administrativa e de atendimento, o que permitiu a abertura de várias agências.
No total, 70% dos 6,2 mil trabalhadores do Paraná aderiram à greve, de acordo com o monitoramento do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR). Já a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) fala em 19,5% de empregados parados no Paraná e a média de 32% de paralisação do efetivo de 110 mil pessoas em todo o País, com picos de no máximo 40% em alguns setores.
Suspensos
Mas a diretoria dos Correios admitiu que algumas entregas poderão atrasar e ressaltou que estão sendo adotadas medidas para garantir o serviço à população. Apesar da garantia de manutenção das entregas de correspondências e encomendas, os serviços Sedex 10, Sedex Hoje e Disque-Coleta foram suspensos por se tratarem de serviços com horário marcado.
Os Correios emitiram nota à imprensa afirmando que a empresa ofereceu todas as condições para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2012. A empresa também comunicou aos grevistas que só retomará as negociações se os funcionários voltarem ao trabalho. “É um despropósito a empresa falar isso, já que ficamos 42 dias em negociação sem suspender as atividades, e não evoluímos muito”, rebate o secretário geral do Sintcom-PR, Luiz Antonio Ribeiro Souza.
Hoje, às 10h, os trabalhadores de Curitiba e região fazem ato público em frente à agência dos Correios da João Negrão.
Procon alerta consumidor
Para a Coordenadoria Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-PR) a principal orientação nesses dias de greve dos trabalhadores dos Correios diz respeito às contas que podem vencer sem que o consumidor as tenha recebido, o que pode gerar multa e juros pelo atraso do pagamento. O Procon-PR explica que é necessário procurar meios alternativos para a emissão da segunda via do documento de pagamento.
Em vários casos, o boleto bancário pode ser impresso, acessando a página do fornecedor na internet. Também é possível contatar o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa e solicitar a remessa do boleto por e-mail ou fax, pedir o código de barras do documento, ou local para efetuar o pagamento. O estabelecimento comercial, por sua vez, deve oferecer ao consumidor outras formas de pagamento, além do boleto bancário. Se o consumidor tiver algum prejuízo, pode procurar os órgãos de defesa do consumidor. A emissão do boleto não pode ser cobrada.
