Túmulo atacado na madrugada de domingo
no Cemitério São Francisco de Paula.

Vinte túmulos foram depredados na madrugada de domingo no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. Foram quebradas cruzes e cabeceiras e arrancadas portas de túmulos.

“Pelo estrago, acredito que foi usado um pé-de-cabra”, disse o chefe da Divisão de Cemitérios da Prefeitura de Curitiba, Juarez Lopes Oliveira. Segundo ele, a ação de vândalos é comum no feriado de Finados.

Em outro cemitério municipal, o de Santa Cândida, que acaba de passar por uma grande reforma, também foi destruída no sábado parte do muro que havia sido construído no dia anterior. Para forçar a criação de uma passagem nos fundos, foram derrubados 2 metros do muro.

Segurança reforçada

Nem mesmo o reforço na segurança, feita pela Guarda Municipal, impediu as ações de vandalismo. O diretor da Guarda, Carlos Celso dos Santos Júnior, disse que na Operação Finados foram colocados 50 homens nos quatro cemitérios municipais para garantir a segurança dos visitantes na sexta, sábado e domingo. Eles trabalharam das 7h às 19h. Depois desse horário, voltou a valer o esquema de sempre, que é o de uma dupla em cada cemitério, 24 horas por dia.

No caso do São Francisco de Paula, os vizinhos perceberam a entrada de pessoas estranhas no cemitério. Elas teriam pulado o muro que tem cerca de três metros de altura. A Guarda Municipal foi chamada e três viaturas com dois homens cada fizeram ronda pelo local. Os infratores, no entanto, não foram encontrados.

“O que é mais importante é que não registramos nenhum problema com os visitantes. Ninguém foi assaltado e a população não precisa ter medo de visitar seus mortos”, disse Santos Júnior. Com relação ao Santa Cândida, o diretor afirmou que o fato de o muro estar com o cimento fresco facilitou sua derrubada.

Balanço

Os quatro cemitérios municipais (São Francisco de Paula, Água Verde, Boqueirão e Santa Cândida) receberam menos visitantes que o esperado. Ao todo, cerca de 270 mil pessoas passaram por eles, sendo 15 mil na sexta-feira, 250 mil no sábado e 5 mil no domingo. A expectativa era de que o número de visitas chegasse a 300 mil.

Durante o feriado, funcionários da Prefeitura distribuíram cerca de 12 mil panfletos com informações sobre prevenção à dengue. Cartazes também foram espalhados pelos cemitérios, onde a Prefeitura tem procurado manter os vasos com areia para eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Também foram atualizados os dados de cerca de 5 mil do total de 32 mil concessionários de túmulos dos quatro cemitérios. O recadastramento de todos é importante. A Prefeitura precisa informar as famílias sobre casos de vandalismos, como os detectados no último fim de semana. As informações podem ser repassadas pelo telefone (41) 324-9313.

continua após a publicidade

continua após a publicidade