A tarifa do transporte público de Curitiba pode voltar a subir ainda neste ano. O prefeito Gustavo Fruet confirmou nesta quarta-feira (05) que precisará adotar medidas para resolver o déficit do setor e que as medidas deverão ser anunciadas na próxima semana. Entretanto, o prefeito adiantou que trabalhará, principalmente, em duas frentes: redução da tarifa técnica, ou seja, o custo operacional do sistema, e também uma nova negociação com o governo estadual no repasse do subsídio.
Em uma reunião realizada nesta terça-feira (04) entre Fruet e o governador do Paraná, Beto Richa, a pauta principal foi a atual situação do transporte coletivo, que necessita do repasse mensal de R$ 7,5 milhões para manter a passagem a R$ 2,70. No entanto, durante entrevista à rádio Bandnews, o prefeito confirmou o possível reajuste do valor da passagem.
“É inevitável, estamos com uma tarifa comprimida há quase dois anos”, comentou. Mas ele comentou também que essas medidas refletem a solução somente a curto prazo, já que no ano que vem os motoristas e cobradores devem ter seus salários reajustados, o que implicará em um novo aumento.
Por enquanto, não há um valor definido para a nova tarifa. A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) afirmou ao Paraná Online que ainda não vai ser pronunciar.