Carnaval é momento de tirar a fantasia do armário, colocar uma peruca, aquele acessório extravagante no pescoço e ir para a avenida. Ou para o baile, como fizeram muitos curitibanos que participaram ontem da festa na sede social do Paraná Clube. Até gorro de Papai Noel apareceu na pista de dança. Vale tudo, pois Carnaval é momento para diversão. Mas também pode servir como protesto bem-humorado.
Foi isso o que fez um grupo de 16 pessoas, todos amigos e familiares, no Bloco do Apagão Aéreo.
Anderson Tozato |
Turma forma bloco e se diverte. |
A camiseta laranja da turma trazia a frase: ?Reza e vota nunca mais?, fazendo paródia à célebre declaração da ministra do Turismo, Marta Suplicy, sobre o caos aéreo. ?No ano passado, também participamos do baile do Paraná Clube e fizemos uma camiseta sobre os altos impostos. Neste ano, escolhemos o caos aéreo. A gente se diverte, mas também usa o Carnaval para expressar a nossa opinião?, revela a empresária Iranilda Borgonovo, uma das integrantes do bloco.
Anjo
No baile, além dos tradicionais colares de havaiana, apareceram piratas, marinheiros, homens travestidos de mulheres e até anjos. O casal Débora Franon e Anderson Batistel escolheu a fantasia de anjo. ?Desde que nos conhecemos, nos chamamos de anjo. Aproveitamos o Carnaval para dar um significado para isso?, conta Débora. ?E também não é todo dia que a gente pode se vestir assim?, completa Anderson.
Marchinhas embalam festa
Anderson Tozato |
Stedens: aquecimento. |
Existem vários motivos para participar de bailes de clubes. Um deles é a segurança. ?Este é o segundo ano que venho no Paraná Clube. Eu gosto de vir para o baile porque não tem briga, o que é bem diferente de Carnaval na praia. A gente aproveita aqui bastante?, comenta o empresário Stedens Fabri Simões, que vestia a peruca mais colorida de todo o salão. O baile do Paraná Clube foi o aquecimento para ele, que vai fechar o Carnaval com desfile no Rio de Janeiro.
As marchinhas tradicionais do Carnaval e a música baiana embalaram a festa. A expectativa do Paraná é reunir entre 2 e 3 mil pessoas por baile, entre as festas adultas e as matinês, segundo o gerente social do clube, Luiz Carlos Casagrande. Haverá bailes hoje e amanhã, além de matinê amanhã. O baile é no Ginásio de Esportes da sede social da Avenida Kennedy. Sócios e não-sócios podem participar. Os ingressos custam R$ 25 para os homens e R$ 15 para as mulheres. Informações pelo telefone 3029-4747.