A partir do próximo dia 18 passa a ser obrigatório o uso da credencial para estacionar em vagas reservadas para idosos e deficientes físicos em Curitiba. A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) já contabiliza mais de 1,2 mil cadastros.

continua após a publicidade

O número, no entanto, é considerado baixo, já que, de acordo com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PR), existem cerca de 90 mil pessoas com mais de 60 anos habilitadas na capital.

Segundo o gestor de Fiscalização de Trânsito da Urbs, Adão José Lara, o credenciamento deve ser feito pela internet, no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br. Ao fazer o cadastro, o condutor poderá agendar a retirada da credencial na Área de Fiscalização de Trânsito, Unidade de Estacionamento Regulamentado da Urbs, na Rodoferroviária.

“Bastam 15 minutos para que o cartão seja emitido. Se a pessoa não tiver acesso à internet, ela pode ligar no telefone (41) 3320-3167”, orienta. Segundo o gestor, a legislação prevê a reserva de 5% das vagas para idosos e 2% para deficientes físicos.

continua após a publicidade

Do total de vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR) de Curitiba, 400 estão reservadas para pessoas com 60 anos ou mais e outras 160 para deficientes físicos.

“É importante ressaltar que a credencial, que deve estar acompanhada do cartão do EstaR, não dá isenção do valor referente à permanência na vaga”, diz Lara. Ele alerta que a Urbs só poderá cadastrar pessoas residentes em Curitiba. “Moradores da região metropolitana devem procurar o órgão de trânsito de seus municípios ou a prefeitura respectiva.”

continua após a publicidade

Fiscalização

Segundo Adão Lara, quem for flagrado pelos agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) utilizando uma das vagas de forma irregular poderá ter o carro guinchado.

O gestor explica que a remoção do veículo como medida administrativa é prevista pelo Código Brasileiro de Trânsito. Ele lembra que a norma define a infração de estacionar em local proibido como leve, prevendo perda de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 53,20.

Desde o dia 27 de setembro a remoção de veículos está sendo feita em todos os lugares onde o estacionamento é considerado irregular na capital. Até o último dia 30 foram guinchados 842 veículos.

Até ontem, 82 veículos ainda não haviam sido retomados pelos donos – os automóveis removidos são levados para um pátio, na Avenida Senador Salgado Filho, 6.080, no bairro Uberaba. Além de veículos, a Diretran também removeu 98 caçambas de empresas que prestam serviços de recolhimento de resíduos.