Termina nesta sexta (22) a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) no Paraná. A secretaria estadual de Saúde prorrogou o prazo por uma semana porque o número de crianças imunizadas ficou abaixo da meta.
O objetivo era vacinar 95% das 920 mil crainças com até cinco anos de idade que vivem no estado no Dia Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, ocorrido no último sábado (16).
Segundo o último levantamento da secretaria, até quinta (21), tinham sido vacinadas 86,6% desse total. Ou seja, cerca de 800 mil crianças já tomaram a dose da vacina Sabin.
De acordo com a responsável pelo departamento de Doenças Imunopreveníveis da secretaria, Miriam Woiski, o índice de cobertura é maior entre as 160.446 crianças com menos de um ano de idade: nesse universo, 97,4% foi vacinado.
Ela diz que o bom tempo, sem a ocorrência de chuvas ou de baixas temperaturas, pode ser contruído para o comparecimento dos pais aos postos de saúde.
Em 2004 e 2005, 95% das crianças até 5 anos de idade foram vacinadas no Paraná. No ano passado, o índice ficou em torno de 90%, pouco abaixo do esperado.
O resultado final desta edição da campanha será divulgado no início da próxima semana.