O prazo para se vacinar contra a gripe A (H1N1) está quase no fim. É só até quarta-feira para quem pertence aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde comparecer aos postos de saúde e se imunizar contra a doença, que teve no Paraná o maior número de casos graves e mortes no ano passado.

continua após a publicidade

O direcionamento agora está nos adultos de 30 a 39 anos, dos quais menos de 70% tomaram a vacina em todo o Estado, e principalmente nas crianças de dois a cinco anos incompletos, que começaram a ser vacinadas na semana passada. A taxa de crianças nessa faixa etária imunizadas até agora não chega a 10% em todo o Paraná.

Locais

Outra preocupação é com os bebês de seis meses a dois anos incompletos e das crianças até nove anos portadoras de doenças crônicas que ainda não retornaram para a segunda meia dose da vacina, que deve ser aplicada cerca de 30 dias após a primeira. Neste ano já ocorreram 11 mortes e pelo menos 1,2 mil casos graves em decorrência da nova gripe no Paraná.

continua após a publicidade

Em Curitiba, quem quiser se vacinar pode procurar o Centro Municipal de Urgência Médica mais próximo. Confira os endereços: Boa Vista (Avenida Paraná, 3.654); Boqueirão (Rua Professora Maria Assumpção, 2.590); Cajuru (Engenheiro Benedito Mário da Silva, esquina Ceilão); CIC (Senador Accioly Filho, 3.370); Fazendinha (Carlos Klemtz, ao lado da Rua da Cidadania); Pinheirinho ( Leon Nicolas, esquina com Avenida Winston Churchill); Campo Comprido (Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3.495) e Sítio Cercado (Rua Levy Buquera, 158).