Os municípios que ainda tiverem vacina contra a gripe A (H1N1) vão continuar fazendo a aplicação até que as doses acabem, mesmo com o término da campanha nacional.

continua após a publicidade

A recomendação partiu da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) porque vários lotes da vacina que ainda estão em estoque estão se aproximando do vencimento do prazo de validade, que é de seis meses.

Com a nova orientação, crianças e jovens de 9 a 19 anos serão os novos beneficiados com a vacina. Essa faixa etária foi escolhida por não precisar de uma segunda dose da vacina, que é aplicada nas crianças mais novas, já que não há garantia que mais doses serão distribuídas. Além disso, trata-se de uma faixa etária que circula muito e pode facilitar a transmissão do vírus H1N1, de acordo com a Sesa.

Deve haver também busca ativa das pessoas incluídas nesse grupo de 9 a 19 anos e aos profissionais da educação. Os postos de vacinação continuam aplicando a segunda dose da vacina em crianças de seis meses a cinco anos incompletos.

continua após a publicidade

Nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, o Paraná vacinou 5,3 milhões de pessoas, que é mais da metade da população do Estado, ultrapassando a meta prevista. Foi a maior média brasileira de vacinação contra a gripe A.

Mesmo com a ampliação da vacina, a Sesa volta a alertar para a importância de cuidados básicos de higiene para prevenção da doença, como cobrir a boca ao tossir, evitar tocar olhos e boca após ter contato com superfícies onde há circulação de pessoas e lavar constantemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Neste ano, 15 pessoas já morreram em decorrência de complicações da gripe A no Paraná, além de mais de 1,4 mil casos confirmados da doença.

continua após a publicidade

Paralisia infantil

A Sesa também prorrogou por mais uma semana a campanha estadual de vacinação contra a poliomielite, a paralisia infantil, nos municípios que ainda não atingiram a meta de 95% das crianças que receberam a dose.

Pais que têm filhos menores de cinco anos e que ainda não os vacinaram contra a poliomielite podem levá-los aos postos de saúde até o próximo sábado. Até agora, foram mais de 686 mil crianças vacinadas, o que corresponde a 86% da meta prevista pelo Ministério da Saúde. A vacinação contra a poliomielite ocorre em duas etapas e o início da segunda está prevista para 14 de agosto.