Gestantes, bebês e crianças de 2 a 5 anos incompletos terão até sexta-feira para tomar a vacina contra a gripe A (H1N1). A determinação partiu da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e vale para todos os municípios, inclusive Curitiba, que já oferece a vacina desde sexta-feira. A segunda dose para gestantes e menores de 5 anos deverá ser aplicada nos postos de saúde 21 dias após o recebimento da primeira.
Segundo a Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, até quarta-feira passada, as crianças de 2 a 5 anos incompletos de Curitiba eram as únicas abaixo dos 80% de cobertura exigidos pelo Ministério da Saúde.
Por outro lado, adultos de 30 a 39 anos encerraram a campanha com 82,8% de cobertura (262.808 doses) e todos os demais grupos com mais de 100% de imunização.
“Estão de parabéns as nossas equipes da Central de Vacinas, dos distritos sanitários e das unidades de saúde e também os curitibanos, que souberam valorizar a oportunidade dada às camadas mais suscetíveis da população de se proteger”, afirma Eliane Chomatas, secretária municipal da Saúde.
Segundo a Sesa, 4,9 milhões de pessoas já receberam a dose da vacina no Paraná, o que corresponde a 94% de todo público alvo previsto pelo Ministério da Saúde no Estado. Mesmo assim, desde o início do ano, foram confirmados 1.223 casos da doença. Onze pacientes tiveram complicações no quadro clínico e morreram.
Grupos como os portadores de doenças crônicas e trabalhadores em saúde superaram os 100% no Estado, imunizando mais pessoas do que o inicialmente previsto pelo governo federal.
Casos
Segundo a Sesa, indígenas, adultos de 20 a 29 anos e gestantes alcançaram a meta de 80% do público alvo total. Em Curitiba, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde. A lista de endereço está no site www.curitiba.pr.gov.br.