Vacinação contra a pólio estendida até sexta-feira

A segunda fase da campanha de vacinação contra a poliomielite será estendida até a próxima sexta-feira (1.º) no Paraná. No último sábado (26) – dia oficial da campanha -, o Estado não conseguiu ultrapassar a média de 80% das crianças com menos de cinco anos imunizadas. No total, 729.526 foram vacinadas, contra a expectativa de 911.607. Já em Curitiba, a meta da Secretaria Municipal de Saúde foi ultrapassada, alcançando 101,27% de cobertura vacinal ainda no sábado. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atribui à chuva forte que caiu em algumas regiões do Estado o motivo de muitos pais não terem levado os filhos aos postos de vacinação.

A responsável pela divisão de Doenças Imunopreviníveis da Sesa, Nilce Haida, afirma que a secretaria orientou a todos os municípios paranaenses que estendam a campanha, independente de terem ou não alcançado 100% de cobertura. ?Assim, quem estiver viajando ou morar em cidades próximas poderá garantir a vacinação onde quer que esteja?, justifica. O que atrapalhou a campanha em algumas cidades, segundo ela, foi a chuva que em parte do oeste do Estado começou por volta das 14h de sábado. ?Entendemos que esse fator contribuiu para que muita gente não pudesse sair de casa para .?

Foi o caso de cidades como Foz do Iguaçu, no oeste, e Umuarama, no noroeste, que atingiram 66% da meta de vacinação. Ponta Grossa, na região central, e Campo Mourão e Paranavaí, no noroeste, alcançaram respectivamente 69%, 74% e 78%. No interior, as médias mais altas foram registradas em Irati, Jacarezinho (ambas com 92%) e União da Vitória (95%). Apenas esta última chegou ao esperado pelo Estado, que era cobrir 95% das crianças entre zero e quatro anos no dia da campanha em todo o Paraná. ?Mesmo assim, com as chuvas, consideramos 80% uma cobertura razoável?, avalia Nilce. Na primeira fase da campanha, em junho, o Estado atingiu a média de 92% de crianças vacinadas no dia oficial e a vacinação também teve de ser estendida.

A Sesa informa que a vacina contra a poliomielite pode ser encontrada nas unidades de saúde de cada município. Na maior parte do Estado, o horário de vacinação é das 8h às 17h, mas em alguns municípios pode ser estendido até as 18h.

Curitiba

A capital superou a meta da segunda etapa da vacinação contra a pólio ainda no sábado, quando foram imunizadas 125.247 das 124 mil crianças previstas inicialmente. Mesmo assim, seguindo recomendação do Estado, a campanha foi prorrogada até sexta-feira. As doses da vacina estão disponíveis em todas as 108 unidades municipais de saúde até as 17h. A lista com os endereços e telefones das unidades de saúde está disponível no serviço 156 e na página da Prefeitura na internet (www.curitiba.pr.gov.br). 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo