Vacinação contra a pólio entra na 2ª fase

Todas as crianças com menos de cinco anos devem ser vacinadas hoje contra a poliomelite, doença popularmente conhecida como paralisia infantil e que não é registrada no Brasil desde 1989. O País todo está mobilizado para esta segunda etapa da vacinação, que, no Paraná, estima atingir 911.607 crianças em mais de cinco mil postos de vacinação. Em média, nove mil pessoas trabalharão na campanha em todo o Estado. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para que os pais levem os filhos hoje aos locais indicados, avisando que a prorrogação só será feita – como aconteceu na primeira fase da campanha, em junho – após avaliação do número de doses aplicadas no final deste sábado.

A expectativa nesta segunda fase é superar a porcentagem de crianças vacinadas com a primeira dose. Do mínimo de 95% esperado na época, a Saúde conseguiu atingir 94% (845.963 crianças).

?Avaliamos que todas as crianças com menos de um ano foram vacinadas. O problema foi com as que têm entre um e quatro anos, das quais alcançamos cerca de 90%?, recorda a responsável pelo Centro de Informações e Diagnósticos da Sesa, Inês Vian. Ela atenta para que, nesta segunda fase, as famílias não deixem de levar as crianças até os postos de vacinação. ?Há necessidade de que todas as crianças menores de cinco anos sejam novamente vacinadas, independente das doses que já tomaram anteriormente.?

O motivo é que, ainda que tenha participado da primeira, a criança pode ainda não estar imunizada. ?Além disso, ela automaticamente vai imunizar as pessoas adultas ou acima dessa faixa etária que ainda podem estar suscetíveis. E vacinando todas as crianças do Brasil num dia só, conseguiremos criar uma barreira imunológica?, avalia.  

Curitiba

Na maior parte do Estado, a campanha acontecerá das 8h às 17h. Em Curitiba, no entanto, se prolongará até as 18h. Entre unidades de saúde (105), creches, escolas, shoppings, terminais e supermercados, a população contará com quase 300 locais para vacinar as crianças. Para ter informação sobre o local mais próximo de sua casa, os pais ou responsáveis poderão consultar o site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) ou ligar para o 156. A estimativa é que 124 mil crianças sejam vacinadas na capital neste sábado, meta que foi alcançada já no primeiro dia da primeira fase da campanha.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita que a carteira de vacinação das crianças seja levada. Em cada ponto, uma equipe estará orientada a fazer avaliação de todas as vacinas e, caso haja alguma em atraso, a família será orientada a levar a criança na unidade de saúde mais próxima. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo