Vacinação contra a pólio atinge mais de 811 mil crianças no Paraná

A prorrogação da segunda etapa do Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite termina nesta quinta-feira (6) em todo o Paraná. Até o momento, das 920 mil crianças entre zero e quatro anos existentes no Estado, foram vacinadas 811.340. Isso representa quase 90%. O objetivo é atingir a meta mínima proposta pelo Ministério da Saúde, de 95%.

Dos 399 municípios do Estado, 167 já alcançaram a meta mínima e, destes, 85 ultrapassaram os 100% das crianças de seu município vacinadas. Isso acontece porque muitas crianças residentes em outros locais são vacinadas fora de sua cidade de origem. ?Essa meta do Ministério é necessária para manter a interrupção da cadeia de transmissão da doença?, disse a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Inês Vian.

Para a coordenadora do Programa de Vacinação da Secretaria de Saúde, Beatriz Bastos Thiel, a participação da população é essencial para o sucesso da campanha. ?Disponibilizamos o material para que as crianças sejam imunizadas e contamos com a conscientização dos responsáveis e pediatras que acompanham essas crianças?. Na primeira etapa da campanha, realizada em junho, o Paraná vacinou 91,8% das crianças menores de cinco anos.

O Paraná não apresenta um caso da doença desde 1986. Alguns países da Ásia e África, somente neste ano, confirmaram mais de 100 casos da doença. Em 2006, os dois continentes registraram mais de 1.500 casos de poliomielite. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa ainda que na Nigéria, até o mês de julho deste ano, foram confirmados 10 casos. O país fez uma campanha de vacinação em agosto para conter o avanço do vírus.

A poliomielite é uma doença infecciosa transmitida por meio das vias respiratórias (tosse, fala ou espirro) ou pelas fezes contaminadas depositadas no meio ambiente. A doença ataca principalmente os membros inferiores e faz com que a criança perca a sensibilidade e os reflexos no membro atingido, deixando seqüelas na parte afetada para sempre. A doença se propaga principalmente por contato direto entre pessoas contaminadas e de objetos por ele contaminados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo