A campanha de vacinação contra a gripe foi estendida em Curitiba. Agora, pessoas com idade entre 58 e 60 anos também podem ser imunizadas gratuitamente nas 109 unidades de saúde do município enquanto houver disponibilidade de doses da vacina.
A ampliação do público é baseada na resolução da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e integrantes dos grupos prioritários –
idosos, crianças com até 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), profissionais da saúde, doentes crônicos, indígenas e pessoas privadas de liberdade – também continuam a ser vacinados.
Até quarta-feira, 351.300 doses haviam sido aplicadas na capital. O total representa 92,9% do público-alvo da campanha. Apenas o grupo das gestantes ainda não atingiu a meta de 80%. Os últimos dados indicam que 14.481 grávidas (76,5%) foram vacinadas nas unidades de saúde desde 4 de maio, quando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou. Curitiba está entre as capitais com maior adesão.
Outro alerta é pra crianças que tomaram a vacina da gripe pela primeira vez neste ano. Após um mês, elas devem receber a segunda dose pra reforçar o processo de imunização. A última atualização dos dados mostra que 3.984 crianças já tomaram o reforço da vacina.
A vacina contra a gripe reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença. Estudos demonstram que a vacinação contribui pra redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da doença.