As pessoas com 60 anos ou mais que ainda não se vacinaram contra a gripe têm prazo até sexta-feira. A dose é aplicada gratuitamente em todas as unidades de saúde. É o sétimo ano da campanha contra a gripe para idosos. As pessoas com dificuldade de locomoção devem entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima, que as equipes irão à residência aplicar a vacina.

continua após a publicidade

A imunização diminui o risco de contrair a gripe em 90% dos casos. Os idosos são os que correm os maiores riscos de ter complicações como pneumonia, que pode levar ao internamento hospitalar e até a morte. O acompanhamento dos dados de internação na cidade comprova a eficácia da vacina. A taxa de internação no SUS por pneumonia e gripe entre os idosos caiu de 10 por mil habitantes em 1998 (antes das campanhas de vacinação) para 7 por mil habitantes no ano passado

Proteção

A vacinação deve ser anual. A cada ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica a composição, conforme os tipos de vírus em circulação. A proteção contra a gripe tem início de 10 a 15 dias após a aplicação. A vacina é recomendada mesmo para cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, doentes de insuficiência renal ou hepática, portadores do HIV e de doenças neurológicas crônico-degenerativas (Parkinson ou Alzheimer). Pode ser aplicada junto com qualquer outra vacina.

continua após a publicidade