O Paraná vacinou 96,7% das crianças menores de cinco anos contra a poliomielite (paralisia infantil) na segunda etapa da campanha nacional. Os dados foram fechados ontem e mostram que o Estado superou a meta mínima exigida pelo Ministério da Saúde, de 95% de cobertura. Na primeira etapa da campanha, 97% das crianças foram vacinadas. Ao todo, foram vacinadas 918.817 crianças nesta segunda etapa.
Das 22 regionais de Saúde do Paraná, dezessete atingiram a meta mínima de 95%. “Esse resultado é fruto do trabalho intenso dos profissionais da saúde que atuam nos municípios paranaenses. A dedicação de todos está refletida nos 17 anos sem poliomielite no Paraná que comemoramos neste ano”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier. O último caso de poliomielite registrado no Estado foi em Campo Largo, em agosto de 1986.
As regionais com maior número de crianças vacinadas foram Umuarama e Cornélio Procópio, Jacarezinho, Têlemaco Borba e Ivaiporã, todas elas com 100%. A que atingiu o menor número de crianças vacinadas foi a 9.ª, de Foz do Iguaçu com 90,2%.