O protótipo de um avião capaz de pousar e decolar em pistas de pequena extensão está sendo desenvolvido na Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba, pelos tecnólogos em manutenção de aeronaves Sérgio de Moraes Campos e Paulo César de Oliveira. O veículo começou a ser idealizado há cerca de dois anos e a ganhar forma há oito meses.

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De categoria experimental leve, o avião deve pesar até 230 quilos, podendo atingir velocidades entre 48 e 150 quilômetros por hora e atingir altura máxima de vôo de 5 mil pés. "De pequeno porte, a aeronave vai ser capaz de realizar pousos e decolagens em pistas de sessenta metros (a maioria das que se encontram hoje no mercado necessitam de mais de duzentos metros) em terrenos rugosos", contam os tecnólogos.

A idéia é de que o avião possa, inicialmente, ser utilizado em propriedades agrícolas de pequeno porte para pulverização de lavouras, decolando e pousando em estradinhas próximas às plantações, estradas de terra ou mesmo campos de futebol. "Nossa intenção é de que, no futuro, o avião se torne tão popular quanto o carro e que todas as pessoas possam, de fato, voar".

Para que isso aconteça, a aeronave terá que ter um preço mais acessível que as demais e um custo de vôo considerado baixo. Para construir o protótipo, os tecnólogos devem gastar, do próprio bolso, cerca de R$ 80 mil. No mercado, o avião deve custar cerca de R$ 100 mil e consumir dez litros de combustível por hora. "Para abastecer o avião, poderá ser utilizado álcool ou gasolina comum, não sendo necessário combustível específico de aviação".

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Construída de liga de alumínio resistente à corrosão e com capacidade para dois passageiros, a aeronave terá que ser equipada com kit pulverizador para ser utilizada na agricultura. Porém, ela também poderá servir para passeio, atividades desportivas e de treinamento. Para pilotá-la a pessoa terá que ter formação de piloto desportivo, que exige quinze horas de aulas. Em média, a hora/aula custa cerca de R$ 120,00.

A expectativa é de que o avião fique pronto dentro de um período de seis meses. Ele está sendo projetado com o auxílio de integrantes de diversos cursos da Tuiuti, como Design de Produto, Manutenção de Aeronaves, Engenharia Mecânica, Ergonometria, Marketing, entre outros.

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