UTFPR terá enem como prova única em 2010

Tiveram início ontem as inscrições para o vestibular de inverno 2009 e o exame de seleção (que oferece vagas nos cursos de educação profissional de nível médio-integrado) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A instituição ainda irá realizar o concurso vestibular nos moldes tradicionais. Porém, para 2010, anunciou que irá utilizar o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como prova única, aceitando a proposta do Sistema de Seleção Unificado (SSU) feita pelo Ministério da Educação (MEC) às universidades federais brasileiras.

Pelo projeto do governo federal, o Enem substituirá os vestibulares das instituições e passará a ter 200 questões de múltipla escolha (atualmente tem 63), além da redação.

A nota da prova pode ser utilizada, a escolha de cada universidade, de quatro maneiras: como prova única, como primeira fase, combinada à nota do vestibular tradicional ou para seleção de estudantes para vagas remanescentes.

“Nosso vestibular é realizado em fase única e não temos vagas remanescentes. Por isso, vamos utilizar o Enem como prova única. A decisão foi aprovada com unanimidade pelo conselho universitário da instituição. A prova será feita nos dias 3 e 4 de outubro e a relação de aprovados nos deve ser enviada em janeiro”, declara o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, que vai para Brasília (DF) participar de discussões sobre o novo sistema de vestibular junto a representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A prova do Enem terá quatro áreas avaliadas com testes de múltipla escolha: de linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); de ciências humanas e suas tecnologias; de ciências da natureza e suas tecnologias; e de matemática e suas tecnologias.

Segundo Cantarelli, a utilização do Enem pode gerar maior igualdade no processo do vestibular entre quem estuda em escolas públicas e privadas e diminuir o estresse dos vestibulandos que prestam concurso para várias instituições federais (com o novo sistema, o candidato poderá fazer somente o exame nacional e concorrer a cinco cursos na própria universidade ou em universidades diferentes).

“Vamos acompanhar todo o processo do SSU para garantir que a prova seja segura e abrangente. A intenção é que ela possa avaliar a formação dos alunos dentro do ensino médio e sua formação para áreas específicas.”

Inverno

As inscrições para o vestibular de inverno da UTFPR e também para o exame de seleção podem ser feitas até o dia 1.º de junho, através do site www.utfpr.edu.br. Ao todo, para o vestibular, serão ofertadas 2.354 vagas para 59 cursos superiores distribuídos em onze campi.

Já o exame de seleção disponibiliza 242 vagas em cursos dos campi de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa. Desse total, 82 vagas são ofertadas por três cursos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Técnico Proeja).

As provas do vestibular irão acontecer no dia 21 de junho e as do exame nos dias 27 e 28 do mesmo mês. Nas duas modalidades de concurso, 50% das vagas serão destinadas a candidatos que tenham concluído integralmente o ensino médio (no caso do vestibular) ou o ensino fundamental (no exame de seleção) em escolas públicas.