A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antigo Cefet, está realizando seu primeiro evento como instituição de ensino superior. O 1.º Workshop Tecnológico 2005 teve início ontem, e seguirá até sexta-feira, com atividades nos sete campi da instituição (Curitiba, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Pato Branco, Medianeira, Dois Vizinhos e Ponta Grossa).
"O evento tem como objetivo abrir as portas da universidade para a comunidade. Queremos que as pessoas conheçam e saibam o que acontece dentro da instituição, possibilitando uma maior interação entre acadêmicos, lideranças locais, empresários e pesquisadores", comenta o pró-reitor adjunto de relações empresariais e comunitárias da UTFPR, Silvestre Labiak Júnior.
O workshop é aberto a todos e tem entrada gratuita. Até sexta-feira, quem visitar os campi da instituição poderá conhecer trabalhos científicos desenvolvidos por alunos e pesquisadores, assistir a palestras de profissionais de diversas áreas e conhecer um pouco sobre as empresas incubadas que desenvolvem trabalhos dentro da universidade.
As empresas atuam, entre outras, nas áreas de biotecnologia, mecânica, tecnologia da informação e agronegócio. "Realizando o workshop e, através dele, atingindo diversos públicos, temos a oportunidade de fazer com que, no futuro, a universidade tecnológica possa interferir ainda mais no desenvolvimento regional e social dos locais onde se faz presente", diz Silvestre. "Isso pode acontecer, por exemplo, se as pesquisas desenvolvidas por alunos e professores forem transformadas em produtos e atenderem a demandas da sociedade."
Feira
O workshop também engloba a realização de uma feira de profissões, onde as pessoas que pretendem ingressar na instituição poderão conhecer melhor e esclarecer dúvidas relativas aos 41 cursos de graduação, onze cursos integrados (que englobam ensino médio e técnico) e dois pós-médio (Agricultura e Zootecnia, presentes só no município de Dois Vizinhos) oferecidos.
Em paralelo, também será realizada uma feira de estágios, onde os alunos da instituição terão a oportunidade de entrar em contato com empresas e empresários.