UTFPR oferece 2.602 vagas no vestibular 2009

Duas mil e seiscentas e duas vagas distribuídas em 63 cursos. Estes são os números do processo seletivo para o ano de 2009 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em seus 11 campi. Os testes serão realizados nos dias 29 e 30 de novembro, com provas de conhecimentos gerais e específicos, além da redação.

Outra novidade é o acréscimo de cinco novos cursos: bacharelado em Sistemas de Informação e licenciatura em Física, em Curitiba, Tecnologia em Processos Químicos, em Apucarana, Engenharia Ambiental, em Francisco Beltrão, e Engenharia da Computação, em Pato Branco.

Segundo o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, houve um aumento de 25% no número de vagas em relação ao vestibular de 2008. “No último processo seletivo foram oferecidas duas mil vagas. Graças à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (o programa Reuni), podemos expandir as vagas, contratar novos servidores e investir na infra-estrutura da instituição. Até 2011, deverão ser aplicados R$ 92 milhões na UTFPR”, adianta.

A exemplo do vestibular passado, a UTFPR vai aplicar as cotas apenas para estudantes vindos de escolas públicas, com 50% das vagas destinadas a esses vestibulandos. Não haverá cotas para deficientes físicos, como na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O reitor comenta que o estudante que ingressar na UTFPR terá uma instituição antenada com o mercado de trabalho. “Estamos sempre analisando as cidades para verificar a demanda dos cursos”, diz.

A inscrição para o vestibular da UTFPR vai até o dia 31 de outubro, pelo site www.vestibular.utfpr.edu.br. A taxa é de R$ 75 e pode ser paga em qualquer agência bancária. Quem não tem acesso à internet poderá se inscrever em qualquer campi entre os dias 29 e 31 de outubro.

A UTFPR vai promover, entre os dias 21 e 24 de outubro, a quarta edição da feira de profissões ExpoUT. O evento será realizado em todas as unidades da universidade.

Feira

O objetivo é atrair estudantes dos ensinos fundamental e médio para conhecer os cursos ofertados, o campo de trabalho, entre outros pontos. Serão realizados minicursos, palestras, workshops e apresentações de trabalho. A feira tem entrada gratuita.