A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) recebeu conceito 4 (em escala de 1 a 5) em avaliação realizada por uma comissão do Ministério da Educação (MEC). Esta foi a primeira vez que a universidade passou pelo processo de recredenciamento.
Os membros da comissão do MEC visitaram o campus Curitiba entre os dias 23 e 25 e realizaram reuniões com gestores, professores, alunos e técnicos-administrativos da instituição.
Nas 10 dimensões avaliadas, a UTFPR obteve nota 5 em duas (Responsabilidade Social e Organização de Gestão da Instituição). Ficou com nota 4 as oito restantes: Missão e PDI; Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; Comunicação com a sociedade; As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo; Infraestrutura física; Planejamento de avaliação; Políticas de atendimento aos estudantes e Sustentabilidade financeira.
A avaliação externa faz parte de um dos eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é complementada pela autoavaliação, processo realizado anualmente na Universidade Tecnológica e de responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Além da avaliação externa e da autoavaliação, completam o Sinaes o processo de avaliação dos cursos de graduação, em que são analisados pedidos de reconhecimento e renovação de reconhecimento, e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).