A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) definiu quem será o seu primeiro reitor desde que deixou de ser conhecida como Cefet.
O professor Carlos Eduardo Cantarelli, da situação, foi eleito com 70% dos votos válidos, enquanto o candidato oposicionista Hypólito José Kalinowski ficou com 30%.
Paulo Osmar Dias Barbosa, que foi o único candidato para o cargo de vice-reitor, obteve 90,7% dos votos. Houve poucas abstenções, bem como votos nulos e brancos.
O novo reitor ficou satisfeito com o processo democrático pelo qual a UTFPR passou, e pela participação em massa dos corpos docente, técnico-administrativo e discente. Ele acredita que isso dá boas perspectivas para que possa realizar um bom trabalho nos próximos anos.
O objetivo do novo reitor é, além de dar continuidade ao projeto da atual gestão, o de aprimorar ainda mais a primeira universidade tecnológica do País e, para poder desenvolver o seu projeto, a verba de R$ 91 milhões, oriundos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), será de extrema importância. O resultado oficial será publicado pela comissão responsável pela consulta até o dia 11, após homologação do atual reitor, professor Eden Januário Netto.