UTFPR debate resíduos de construções

Como diminuir a emissão de resíduos na construção civil? Esse foi o principal tema do workshop ?Gestão de Resíduos na Construção Civil?, realizado ontem na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba.

O coordenador do workshop, professor Eloy Casagrande Júnior, lembrou que Curitiba já regulamentou uma lei federal que inibe o despejo de sobras da construção, mas continuam faltando iniciativas nesse sentido.

Para palestrar no evento, a UTFPR convidou o engenheiro português João Caixinhas. Ele comentou que a grande emissão de resíduos indica ineficiência técnica e econômica da obra, já que quanto mais resíduos se produz, menor é o aproveitamento de material.

Em suas pesquisas para a elaboração do manual, o engenheiro constatou que, nos países europeus, são produzidos ao ano 770 kg de resíduos da construção civil por habitante, dos quais 70 kg são de resíduos perigosos. ?Parece pouco, mas ao multiplicarmos dá mais de 26 milhões de toneladas de resíduos perigosos por ano?, comentou.

Seminário

O gerenciamento do lixo foi o tema do 1.º Seminário sobre Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que aconteceu ontem na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. O evento foi idealizado pelo Ministério Público do Paraná em parceria com a universidade. Desde o ano passado, o MP vem realizando um trabalho de conscientização junto aos municípios e grandes geradores de lixo a apresentar planos de gerenciamento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo