A partir do próximo vestibular, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) abrirá vagas para 15 novos cursos de graduação. Entre eles estão cursos voltados para uma face mais moderna de mercado, como Design e Engenharia da Computação, e outros que fogem ao caráter técnico da instituição, como Educação Física e Zootecnia.
Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação e Educação Profissional, Cion Cassiano Basso, a instituição definiu as mudanças para se adaptar ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, elaborado pelo Ministério da Educação. O catálogo uniformiza nomes e organiza os currículos dos cursos de tecnologia do país, reduzindo de 1.265 denominações para 96, uma vez que existiam muitos cursos iguais com nomes diferentes. ?Por causa disso alguns cursos deixaram de existir. Sobraram professores qualificados e resolvemos utilizá-los nessas novas áreas, mesmo que algumas fujam um pouco às características da UTFPR?, afirma o pró-reitor. Nos campi do interior do estado, a principal novidade são as engenharias, que antes eram oferecidas apenas em Curitiba. No total, a UTFPR ofertará 49 cursos, com 1.822 vagas, em oito campi.
Mercado
Para Basso, mesmo que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) já oferte alguns dos cursos, como Educação Física e Zootecnia, não haverá concorrência entre elas, além de haver espaço para todos os alunos no mercado. ?Existem poucas universidades ofertando vagas públicas e de qualidade no Paraná. Não tenho dúvida que os alunos vão preferir uma das duas no lugar de qualquer outra privado?, analisa. O vestibular da UTFPR será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro. As inscrições estarão abertas de 16 de outubro a 12 de novembro, pelo site da instituição (www.utfpr.edu.br). O resultado do vestibular será divulgado em 22 de dezembro.