A Urbs começou a implantação de validadores do cartão-transporte que fazem reconhecimento facial. Os equipamentos permitem a conferência dos dados de usuários que possuem isenção no pagamento da passagem, contribuindo para evitar fraudes. Sempre que houver diferença entre a imagem do usuário registrada no banco de dados da Urbs e a imagem captada pelo aparelho, o cartão será
bloqueado.

continua após a publicidade

São 270 equipamentos que serão instalados em terminais e estações-tubo com maior índice de uso do cartão de isento. Os testes para implantação do novo sistema começaram a ser feitos no mês passado, nas estações Morretes, Carlos Dietzsch e Vital Brasil, na República Argentina, todas no sentido Centro. Até o fim do mês, todos devem estar instalados.

Câmera

Os novos validadores são compactos, com câmera embutida, e não aparentam ter muita diferença dos demais usados em Curitiba.
O cartão de isento de Curitiba tem fotografia do usuário, feita no momento da emissão do cartão. O reconhecimento facial vai além de características como cor e corte de cabelo ou uso de maquiagem, por exemplo. Ele estabelece a identidade pelo sistema biométrico, que leva em conta medidas específicas e individuais.

continua após a publicidade

De acordo com estimativa da Urbs, baseada no resultado obtido em outras cidades, de 20% a 25% dos cartões de isentos podem estar sendo usados por outras pessoas. O sistema tem registrados, atualmente, 215.134 isentos.