O que era para ser um lugar histórico, visitado por centenas de turistas nos finais de semana, se tornou alvo de vândalos, que destruíram completamente o local. A Usina Hidrelétrica do Roncador, localizada no bairro de Cachoerinha, na zona rural de Bocaiuva do Sul, foi a primeira fornecedora de energia elétrica do município durante a primeira metade do século. Porém, há mais de 40 anos a pequena usina foi fechada e a estrutura foi totalmente abandonada pela administração local.

continua após a publicidade

A pequena construção está em completo estado de destruição. Restam apenas as paredes, que estão todas depredadas e pichadas. As janelas estão todas quebradas. Não há telhado e o piso está totalmente tomado pelo mato. Da estrutura da usina restam apenas algumas grandes estruturas de encanamento de aço.

“Moro aqui há 36 anos e a usina sempre esteve desse jeito. Todo quebrado, com as paredes pichadas, sem o menor cuidado”, conta Dona Nair Ferreira, de 65 anos, uma das poucas moradoras da localidade. “Nunca vieram aqui para cuidar do antigo prédio. Sempre esteve abandonado, sem qualquer cuidado”, diz.

A aposentada conta que durantes os finais de semana a localidade fica repleta de ciclistas e motociclistas, que aproveitam as estradas rurais para fazer trilhas. “Não dá pra entender porque ainda não transformaram esse prédio num museu ou num lugar pro pessoal que vem aqui no fim de semana descansar das trilhas e tudo mais”, opina.

continua após a publicidade

Transformação?

Daniel Derevecki
Desde o anúncio da reforma, nada aconteceu, além da placa na frente da casa de Nair. Veja na galeria de fotos a usina.

Apesar da situação, há pouco mais de dois anos e meio, a esperança do local ser reformado e utilizado por turistas e moradores locais cresceu. Em outubro de 2010, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a prefeitura de Bocaiuva do Sul anunciaram que a antiga usina seria reformada para se tornar um centro de educação ambiental, com uma microusina para uso didático em pesquisas tecnológicas.

continua após a publicidade

No entanto, desde o anúncio da reforma, nada aconteceu no local. “A única coisa foi que colocaram essa placa na frente da minha casa e mais nada. Até falaram que iam me tirar. Continua tudo igual, mas queremos a mudança. Até porque aqui é um local muito bonito que tem muito que oferecer”, afirma Dona Nair.

Nas mãos da Justiça

Por meio de nota, a UTFPR informou que manifestou interesse na parceria de reativação da Usina Roncador no ano de 2010 e que ficaria apenas responsável pela consulta técnica de projetos e implantação da revitalização da usina, com objetivo de criar a “Usina Escola”. A UTFPR ainda afirma que coube, na época, à prefeitura de Bocaiuva do Sul regularizar o terreno para que a parceria tivesse continuidade. Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Carlos Henrique Mariano, a UTFPR aguarda esta regularização por parte da administração municipal.

A Procuradoria-Geral do município informou que a prefeitura tem a posse deste terreno há bastante tempo, mas não tinha como comprovar o domínio, já que a área não tem ,registro de imóveis. Para obter o título, ingressou com ação de usucapião em 2011. Segundo a procuradoria, o processo já está nos trâmites finais, aguardando apenas manifestação da Procuradoria-Geral do Estado. Só após essa decisão, que não tem prazo para acontecer, a universidade poderá dar continuidade ao projeto de revitalização da área.

Veja a situação da usina na galeria de fotos e no vídeo.