A Prefeitura de Curitiba e a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) pretendem instalar novos radares e lombadas eletrônicas no trânsito na capital paranaense. Uma audiência pública, que será realizada hoje, no Memorial de Curitiba, às 19h, vai explicar e discutir como eles serão implantados.

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Para a diretora de trânsito da Urbs, Rosângela Battistella, os novos equipamentos serão importantes para manter a queda nos acidentes de trânsito. “Desde 1999, quando foi implantado os radares, houve uma queda proporcional no número de ocorrências.

Por exemplo, o número geral de acidentes caiu 36,5% até 2007. Levando em conta que a frota de Curitiba passou de 684.212 para 1.035.819 veículos, acredito que essa queda está relacionado diretamente ao uso dos radares”, afirma.

A diretora comenta que, com os equipamentos mais modernos, os agentes poderão ser deslocados para outras ações. “Os radares hoje têm como função determinar a velocidade do veículo e verificar a placa do mesmo, por meio de um leitor óptico. Com os novos equipamentos, eles estarão aptos a também ver se um veículo atravessou no sinal vermelho, se parou em cima da faixa de pedestre, se fez conversão proibida e bloqueio de cruzamentos. Isso vai deixar nossos agentes mais livres para realizar outras tarefas, como orientação do motorista e operações de trânsito”, revela.

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De acordo com a diretora, a Urbs recebe diversas demandas da população sobre o trânsito. “Verificamos caso a caso as reclamações. A idéia é ver os pontos considerados mais críticos e achar uma solução para o problema, como, por exemplo na esquina da Mariano Torres com a Sete de Setembro, um ponto em que os acidentes são freqüentes”, diz.

Curitiba tem hoje 110 radares e 34 lombadas eletrônicas. A Urbs tem um gasto mensal de R$ 1,2 milhão com os equipamentos. “Ainda não temos estimativa de quanto iremos gastar com os novos radares, uma vez que eles serão pagos por função determinada. Nós deveremos licitar as empresas entre setembro e outubro desse ano. O edital vai trazer o número de pontos de fiscalização, número de aparelhos, a forma de contratação e pagamento das empresas vencedoras, além do tipo do equipamento”, comenta.

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A audiência pública é aberta para a população. O objetivo e a forma de uso de cada tipo de equipamento serão explicados em detalhes. A diretora explicará também o impacto do controle eletrônico de velocidade nas estatísticas de acidentes de trânsito.