Urbs lança licitação para instalação de radares

A Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) lançou ontem o edital de licitação para a contratação de serviços de monitoramento eletrônico de trânsito, com radares e barreiras eletrônicas.

Empresas interessadas deverão apresentar propostas em sessões públicas marcadas para o dia 6 de abril, às 9h para radares e às 14h para barreiras eletrônicas, no auditório da sede da Urbs.

A licitação prevê a substituição, a manutenção e a operação de todos os radares: 70 para medição de velocidade; 42 que também registram avanços de sinal e parada sobre a faixa de pedestres; e 28 que também registrarão conversões e retornos em local proibido.

A empresa contratada deverá estar preparada para atender a eventual necessidade de relocação dos equipamentos, que será definida pela Diretoria de Trânsito (Diretran) em função de estudos de engenharia e de pedidos da população.

A posição inicial dos radares, indicada no anexo do edital de licitação, é resultado da análise de cerca de 10 mil pedidos recebidos de cidadãos por meio da central telefônica 156 nos últimos quatro anos.

O contrato das barreiras eletrônicas (também conhecidas como lombadas eletrônicas) prevê a instalação de 50 equipamentos. O serviço é feito atualmente pela própria Diretran, com 42 equipamentos que foram comprados em 1998, dos quais apenas 25 estão funcionando, devido a problemas de vandalismo, colisões de veículos com os totens das lombadas, além da falta de peças de reposição disponíveis no mercado.

O novo contrato das barreiras, assim como de radares, não prevê a compra de equipamentos, mas a prestação completa do serviço. A duração inicial também será de 24 meses.