A diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A iniciará nesta segunda-feira (18) uma série de rondas em shoppings e grandes supermercados da cidade para fiscalizar o uso de vagas de estacionamento exclusivas para idosos, portadores de deficiência e pessoas com dificuldades de locomoção.

continua após a publicidade

O objetivo é orientar os motoristas e coibir o uso indevido das vagas. O trabalho, sem data definida para acabar, conta com apoio de proprietários e gerentes dos estabelecimentos, com quem a Diretran já entrou em contato.

Os motoristas de carros estacionados nestas vagas serão chamados pelo serviço de som do estabelecimento e quem não for idoso, deficiente ou com dificuldade de locomoção e não comprovar o transporte destas pessoas será convidado a retirar o carro, liberando a vaga. Em caso de recusa a retirar o carro, o motorista estará sujeito a multa e outras penalidades previstas em lei, como a remoção do veículo pela Diretran.

“Vamos fazer um trabalho intensivo de orientação e conscientização. Acredito que dificilmente alguém venha a se recusar a retirar o veículo da vaga, até porque já é tempo de os motoristas respeitarem as vagas exclusivas, é uma questão de cidadania”, afirma a diretora de Trânsito da Urbs, Rosangela Battistella.

continua após a publicidade

Ela alerta que a partir de 1º de março será obrigatório o uso da credencial para estacionar nestas vagas. A credencial é fornecida pela Urbs, mediante cadastramento que começou a ser feito em agosto.

“A partir de 1 de março veículos estacionados nestas vagas sem a credencial estarão sujeitos a multa e outras penalidades”, alerta. Mesmo antes da entrada em vigor da exigência da credencial, a Diretran vem fazendo a fiscalização destas vagas, solicitando a retirada do veículo estacionado irregularmente e, em caso de recusa, aplicando multa.

continua após a publicidade