Ações integradas prevêm a continua após a publicidade |
A Prefeitura de Curitiba e a Polícia Militar vão trabalhar integradas no planejamento de ações para a segurança do transporte coletivo. O compromisso foi firmado na manhã desta quarta-feira (11) no comando-geral da Polícia Militar do Paraná, num encontro entre o presidente da URBS, Paulo Schmidt, o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, o comandante-geral da PM, coronel David Pancotti, e o comandante do Policiamento da Capital e da Região Metropolitana, coronel Sílvio Sarmento.
As ações integradas entre PM e Prefeitura prevêem contratação e treinamento de grupo especial de Guarda Municipal na Academia da Polícia Militar. Também serão feitas operações especiais do serviço reservado da PM, com apoio da Urbs e da Defesa Social, a exemplo da ação realizada na noite desta terça-feira (10) no corredor sul do transporte coletivo, que contou com policiais à paisana e resultou na prisão de oito pessoas que invadiram biarticulados em estações-tubo da Avenida República Argentina.
?Nossa rede transporta 2 milhões de passageiros por dia, por isso os ônibus, estações e terminais se tornaram alvo para a criminalidade. Muitas pessoas deixaram de usar os ônibus por causa da insegurança?, afirmou o presidente da Urbs, Paulo Schmidt. Ele promete proteção aos passageiros, preservação do patrimônio público e resgate da imagem de segurança do transporte curitibano.
Policiais disfarçados e 150 guardas treinados
O coronel Pancotti explicou que a PM vai reforçar a atuação do Grupo Tático Velado, de policiais que atuam disfarçados em ônibus, estações-tubo e terminais para investigar atos de vandalismo e assaltos. Para tornar o trabalho mais eficiente, o comandante-geral da PM prevê o cruzamento de informações dos bancos de dados da polícia, da Urbs e das empresas de ônibus que operam a Rede Integrada de Transporte (RIT).
Pancotti e o secretário da Defesa Social também acertaram detalhes sobre a formação de convênio entre a PM e a Prefeitura para o treinamento de guardas municipais que vão formar o grupo especial de proteção do transporte coletivo. De acordo com o secretário Itamar dos Santos, a Guarda Municipal já tem um cadastro de 800 aprovados em concurso público, e 150 deles devem ser convocados nas próximas semanas.