Urbs aponta projetos para terminal em Colombo

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) apresentou ontem à Coordenação da Região Metropolitana (Comec) quatro alternativas operacionais para o Terminal Guaraituba, em Colombo. Qualquer uma delas, porém, exigirá da Comec o custeio dos acréscimos operacionais, que variam entre R$ 233 mil e R$ 467,5 mil mensais apenas para cobrir a quilometragem rodada, dependendo do tipo de operação escolhida. O que a Urbs garante é que não aceitará que os novos custos saiam do bolso do usuário, negando, assim, possibilidade de aumento da tarifa.

Recentemente, o terminal foi alvo de desacordo entre os órgãos. Com a obra pronta, o Estado pressionou para que a Urbs operasse o terminal, que se recusava a fazê-lo, alegando pendências nas vias de acesso, o que comprometeria a segurança, e ausência de indicação de uma fonte de custeio para arcar com os recursos necessários.

O impasse foi resolvido com a aceitação da Urbs em delimitar um plano operacional para o Guaraituba. Ontem, as opções foram apresentadas (veja quadro). Mas, junto com as alternativas, a Urbs delimitou que a Comec deve cumprir alguns itens com relação ao custeio e à estrutura operacional. ?Todas as propostas seguem uma diretriz que não vai comprometer o sistema nem tecnicamente, nem economicamente?, explica o presidente da Urbs, Paulo Schmidt.

Dentre as prerrogativas, a Comec teria de se comprometer a disponibilizar os recursos para as intervenções necessárias nos terminais de Curitiba para absorver as novas demandas, já que estes operam no limite da capacidade. Além disso, deve indicar fonte de recursos para cobrir as despesas das operações, conforme previsto no convênio firmado entre os órgãos, e adequar o sistema viário nos entornos dos terminais Maracanã e Guaraituba, priorizando o transporte coletivo.

Não há prazo para que a Comec dê uma resposta sobre as alternativas apresentadas, mas a diretora Maria Letízia Fiala garante que o interesse do Estado é pôr em prática a operação do terminal o mais rápido possível. ?Procederemos a uma análise técnica aprofundada sobre o que foi apresentado, para formalizarmos um posicionamento à Urbs na semana que vem?, conclui, adiantando nova reunião entre os órgãos, com data ainda a ser definida.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo