Novidades no 'busão'

Urbs anuncia novo pacote de medidas no transporte público

A Urbanização de Curitiba (Urbs) anunciou, nesta terça-feira (10), um novo pacote de medidas para o transporte coletivo. O objetivo é garantir maior segurança aos usuários e trabalhadores das linhas de ônibus na capital.

Passageiros que estiverem utilizando os ônibus após as 22h (nas linhas que não têm desembarque em tubos) poderão pedir ao motorista para parar em qualquer lugar do itinerário da linha, mesmo que não seja nos pontos de ônibus. A chamada “Parada livre” já existia, mas estava em desuso há mais de 20 anos.

Ao longo dos próximos 12 meses, a Prefeitura de Curitiba também realizará a instalação de uma iluminação especial, com tecnologia LED (Diodo Emissor de Luz), em 5 mil pontos de ônibus, especialmente nas áreas mais sensíveis em termos de segurança. Além disso, a Guarda Municipal, que já tem uma equipe dedicada ao transporte coletivo, fará abordagens em ônibus, estações tubo e terminais, e a campanha “Busão Sem Abuso”, iniciada em 2014, para garantir maior segurança às mulheres no interior dos ônibus, será retomada.

O risco de assalto é uma das principais queixas do sindicato de motoristas e cobradores. Com os novos valores de passagem, a quantidade de dinheiro em circulação naturalmente tende a diminuir, já que a tarifa fica mais cara com uso de dinheiro, em vez do cartão transporte. Nos casos de roubo ou extravio do cartão transporte tipo usuário, será possível recuperar os créditos.

Confira as seis medidas tomadas pela Prefeitura de Curitiba para o transporte público:

1 – Luz do Dia em 5 mil pontos de ônibus – a Prefeitura antecipou uma das obras do programa Luz do Dia. Nos próximos 12 meses, a Secretaria Municipal de Obras instalará iluminação especial, com tecnologia LED (Diodo Emissor de Luz), em 5 mil pontos de ônibus.

2 – Descer fora do ponto – o passageiro pode descer em qualquer local, após as 22h, nas linhas que não têm desembarque em tubos.

3 – Guarda Municipal – A Guarda Municipal, que já tem uma equipe dedicada ao transporte coletivo, realizará abordagens em ônibus, estações tubo e terminais.

4 – Redução do dinheiro – O uso do cartão como forma de pagamento será estimulada para que o volume de dinheiro nos ônibus e estações diminua significativamente, reduzir o risco de assalto a motoristas e cobradores.

5 – Busão sem Abuso – A campanha educa sobre o respeito a mulheres dentro do transporte e informa os canais de denúncia de abusos.

6 – Mais informação – para que os passageiros tenham mais segurança sobre os trajetos corretos, horários e localização de serviços públicos.