Com a greve deflagrada pelo Sindicato de Motoristas e Cobradores (Sindimoc), os ônibus do transporte coletivo não estão circulando na manhã desta sexta-feira (27). Numa tentativa de minimizar os transtornos causados pela greve à população e ainda sem ter sido notificada de decisão da Justiça do Trabalho sobre frota mínima, a Urbs abriu o cadastramento de veículos particulares.
O cadastramento começou às 6h e está sendo feito na área de vistoria do transporte coletivo, no bloco ferroviário da rodoferroviária de Curitiba. Os carros são vistoriados por mecânicos da Urbs e, uma vez liberados, poderão fazer transporte alternativo cobrando, no máximo, R$ 6,00 por pessoa.
A Urbs lamenta a decisão do Sindimoc de continuar com a greve e impedir que os cobradores dispostos a trabalhar assumam seus postos de trabalho. O alto custo da operação impede a manutenção do serviço com catraca livre pelo segundo dia consecutivo. A expectativa era de que as negociações chegassem a bom termo ainda nesta quinta-feira, de forma a não causar prejuízos à população, o que infelizmente não aconteceu.
A Urbs aguarda notificação da Justiça a respeito da definição de uma frota mínima e reafirma que continua aberta às negociações. A Prefeitura colocou à disposição seus veículos de serviço, que também vão atuar no transporte alternativo.