A Secretaria Municipal do Urbanismo lançou esta semana uma campanha publicitária para conscientizar os proprietários a cuidarem dos terrenos vagos em Curitiba. Cartazes foram colocados em ônibus e distribuídos em escolas e terminais. A ação de comunicação acontece neste período porque, entre os meses de novembro e abril, chove mais em Curitiba, em razão do calor. Por causa disso – clima quente e úmido, o mato cresce mais rápido.
“Preservar os terrenos vagos limpos é uma questão de cidadania. Valoriza a região e não prejudica os vizinhos nas áreas de saúde e segurança”, disse José Luiz de Mello Filippetto, diretor de Fiscalização do Urbanismo.
A campanha não foca apenas os proprietários de terrenos. Toda a população precisa se conscientizar e não jogar lixos e entulhos nos locais vagos. “Mato cresce, mas lixo não surge sozinho. Alguém jogou lá. Um terreno bem cuidado valoriza toda a rua”, afirmou Filippetto.
A Secretaria do Urbanismo fiscaliza os terrenos vagos e caso encontre irregularidades, como mato muito alto ou acúmulo de lixo, o proprietário do imóvel será notificado. O proprietário terá, então, 30 dias após a notificação para regularizar a situação. Se nada for feito, ele será autuado e multado em R$ 300 para ser feita a limpeza do terreno.
Se o problema estiver em frente ao imóvel, na área da calçada, a multa será de R$ 400. Em caso de não cumprimento, os valores dobram. “Os proprietários precisam estar sempre atentos aos cuidados com a limpeza dos imóveis. Os vizinhos também devem ajudar a preservar os terrenos, pois todos saem ganhando”, disse o diretor de Fiscalização.