Em reunião ontem, representantes da UPE (União Paranaense dos Estudantes) e da prefeitura trataram do processo de renovação da permissão de uso do casarão na Rua Carlos Cavalcanti, no Alto São Francisco. No encontro, com a participação da procuradora-geral do município, Claudine Bettes, do presidente da UPE, Rafael Bogoni, do deputado estadual Professor Lemos e do vereador Paulo Salamuni, foi autorizado de imediato a ligação de água e luz do imóvel para que seja ocupado por representantes da entidade estudantil. Os termos de permissão de uso deverão ser definidos no próximo dia 28 com assinatura de decreto.
A permissão de uso do casarão da UPE depende necessariamente que o imóvel seja usado de forma a atender ao interesse público, conforme previsto na legislação municipal de cessão de Unidades de Interesse Especial de Preservação (UIEP’s), que consta na Lei Orgânica do Município.
Repasse
O prédio, na Rua Carlos Cavalcanti, no Alto São Francisco, construído em 1918, no princípio era residência. Na década de 50 foi comprado pelo governo, tendo sido usado por órgãos da administração estadual. Entre 1959 e 1968 foi sede da UPE. Desativado por anos, o imóvel foi repassado pelo governo à prefeitura.