Estudantes universitários de todo o Estado, eleitos em suas universidades, participam nos dias 7, 8 e 9 de junho do 41.º Congresso da UPE – União Paranaense dos Estudantes. Eles vão estar reunidos na cidade de Jacarezinho para debater a situação das universidades, discutir os rumos do Paraná e eleger uma nova direção para a Entidade.

continua após a publicidade

Na pauta do congresso, o destaque será uma intensa jornada de lutas que já está em curso, nas universidades federais, estaduais e particulares.

Nas federais e estaduais, a luta é pela ela criação de um plano de assistência estudantil; pela autonomia das Universidades; contratação de mais professores e técnico-administrativos; eleições diretas para reitor entre outras.

Já nas particulares a luta é pela regulamentação do ensino pago, por democracia interna com liberdade para a organização dos estudantes, além do controle das mensalidades.

continua após a publicidade

Segundo Arilton Freres, Presidente da UPE, os governos estadual e federal estão investindo mais nas universidades, mas a falta de democracia interna, a falta de professores e de estrutura nos cursos e as ameaças à autonomia universitária são problemas graves. "A situação nas universidades estaduais é preocupante, estamos a beira de uma grande greve e não existe diálogo entre Secretaria de Ciência e Tecnologia e os estudantes. O Congresso da UPE deve decidir por uma agenda de ocupação das reitorias das universidades estaduais," Disse Arilton.

A situação das universidades particulares também é problemática. "De um lado temos o Prouni, que dá acesso ao ensino superior aos estudantes que não têm condições de pagar; mas a baixa qualidade de ensino, as mensalidades abusivas e a ausência de democracia nas instituições dificultam a vida dos estudantes." Completou Freres.

continua após a publicidade

O Congresso será marcado pelo intenso debate sobre essa realidade. Também serão discutidos os rumos da entidade, que vem participando ativamente da história do Paraná desde a sua fundação, no fim dos anos 30.