Só no ano passado, mais de 3 mil alunos se formaram no Paraná pelas chamadas universidades virtuais. E a tendência é de que esse número cresça ainda mais. “O Brasil é o país da América do Sul que apresenta o melhor desenvolvimento técnico em termos de conexão e videoconferência”, explica a professora da PUC do Paraná e especialista em educação à distância Patrícia Lupion Torres. Ela e o professor João Vianney, da Unisul-SC, representaram o Brasil no Seminário Internacional sobre Universidades Virtuais na América Latina e Caribe, promovido pela Unesco, na semana passada. No total, 25 representantes de diversos países elaboraram a Declaração de Quito, um documento sobre o papel das universidades na sociedade de informação. O documento propõe medidas que devem ser tomadas pelo países em questão, para que estes promovam o desenvolvimento de universidades virtuais. As principais recomendações do Documento tratam da necessidade de contar com normas reguladoras e facilitadoras para intercâmbio de diplomas, o desenvolvimento de aspectos técnicos de operacionalização dos cursos e a construção de aspectos pedagógicos que impliquem em um novo paradigma da educação virtual. “Muitas entidades ainda trabalham no virtual como se fosse real. Pegam a aula do real e aplicam no virtual”, afirma Patrícia.
Segundo ela, a integração com as universidades virtuais de todo continente pode trazer avanços educacionais e científicos para as brasileiras e, consequentemente, para as paranaenses. “Buscar o cumprimento da pauta de Quito é fundamental para desenvolver a educação à distância e cumprir seu papel de levar o conhecimento para quem está geograficamente longe de uma instituição de ensino superior”, diz Patrícia.
Patrícia, João e a professora Elizabeth Silva, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) são autores do livro A Universidade Virtual no Brasil: os números do ensino superior à distância no País em 2002. O livro é um retrato do ensino à distância no País.
Paraná tem cursos reconhecidos
Guilherme Voitch
O Paraná tem três instituições de ensino superior virtuais atualmente. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), em parceria com a Universidade Eletrônica, e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) já contam com cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
A Pontifícia Universidade Católica (PUC) está desenvolvendo um projeto para pós-graduação em Educação e Microbiologia, que ainda não está finalizado. A UFPR e a UEPG têm turmas na área de graduação de pedagogia e o Cefet deve formar, neste ano, uma turma de pós-graduação em Gestão Estratégica de Produção.