Cinco universidades públicas do Paraná estão entre as 33 instituições de todo o País que mais tiveram estudantes aprovados na primeira fase do Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As universidade estaduais estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), a Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram mais de 60% de seus estudantes aprovados no exame.
?Nossas instituições estão entre as melhores do Brasil. Os investimentos do Governo do Paraná e a capacitação técnica e intelectual dos nossos professores são a razão dos bons resultados?, afirma a secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto.
A UFPR ficou em 6.º lugar no ranking nacional do exame, com 84,96% de aprovação. Em seguida, vêm UEL (15.º lugar, 72%), UEM (18.º, 69,85%), UEPG, (24.º, 66,67%); e Fundinopi (33.º, 60%).
?Atribuímos esse desempenho ao esforço de várias gerações de professores, em sua maioria doutores. É bom lembrar que o curso de Direito é um dos precursores da Universidade, com 50 anos de tradição ?, disse o reitor da UEL, Wilmar Sachetin Marçal.
?Os resultados do curso de Direito nas avaliações do MEC e no exame da OAB comprovam a qualidade do ensino da UEPG. Isto também fica evidente no excelente desempenho profissional da maioria dos egressos do nosso curso de Direito?, afirmou o reitor da UEPG, João Carlos Gomes.
?Nossos alunos sempre têm uma boa colocação no exame da OAB. Isso é fruto dos esforços da instituição e de seus estudantes ?, comemorou o diretor da Faculdade de Direito do Norte Pioneiro ? vinculada à Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) ?, Nassif Miguel.
?Esse bom resultado reflete o investimento do governo federal nas universidades e, sobretudo, o esforço dos professores da Faculdade de Direito?, afirmou o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior.
?O resultado do exame confirma o que já constatávamos em exames anteriores ? as instituições mais tradicionais do Estado conseguem aprovação expressiva, graças à experiência. Elas demonstram oferecem formação jurídica de boa qualidade?, explicou o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB do Paraná, Aramis de Souza Silveira.
O exame da OAB é obrigatório para que os profissionais da área possam exercer a profissão de advogado. No Paraná, as provas foram realizadas em seis cidades ? Curitiba, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama e Pato Branco. Do total de 6.675 inscritos, 2.631 foram aprovados.
Normalmente, a OAB nacional realiza três exames por ano, dando a possibilidade para aqueles que se formam possam prestar o exame rapidamente e, com isso, comecem a trabalhar logo. Até o ano passado, a OAB-PR elaborava e aplicava sua própria prova, por meio de um convênio com a FAI, empresa especializada em concursos.
Porém, a OAB nacional defende o exame unificado e a maioria dos Estados aderiu a idéia, assim como o Paraná, que aplicou a prova unificada pela primeira vez este ano. O exame unificado não é obrigatório, embora o Conselho Federal, que rege a OAB nacional, oriente para que os estados sigam a proposta.