Alunos de instituições de ensino superior particulares do Paraná poderão conseguir transferências para a Universidade Federal do Paraná (UFPR) mediante a concurso. O Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (projeto Provar), proposto pela Pró-Reitoria de Graduação, deve ser encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição em breve. O tema foi debatido ontem, durante encontro na Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR).
Segundo a diretora do departamento de assuntos acadêmicos da UFPR, Rosana de Albuquerque, o último levantamento de 15 de setembro apontava 1241 vagas ociosas, que seriam remanejadas pelo concurso. Elas pertencem a quase todos os cursos oferecidos pela instituição e são reverentes ao terceiro, quarto e quinto anos. “O concurso será baseado no conteúdo dos cursos. Caso seja aprovado, pelo nosso cronograma, já em fevereiro deve ser realizado”, contou Rosana.
A APUFPR demostrou-se favorável ao projeto. “Temos realmente que ocupar as vagas ociosas”, disse o vice-presidente da APUFPR, Ricardo Costa de Oliveira. Porém a associação tem outra reivindicação. “Estamos aproveitando o momento para pedir mais vagas docentes. Os casos de aposentadoria, morte ou saída simplesmente da instituição não foram repostos pelo Ministério da Educação (MEC) durante o governo FHC”, lamentou Ricardo.