Universidade Federal do Paraná prepara vestibular no litoral

A partir de hoje estará disponível no site da Universidade Federal do Paraná (UFPR) o edital com as informações sobre o primeiro concurso vestibular do campus Litoral da universidade, primeiro a ser realizado no meio do ano, depois de anos. As inscrições poderão ser feitas a partir do próximo dia 16, somente via internet. A data de abertura das inscrições é também a data de inauguração do novo campus – uma área de 12.778 metros quadrados, atualmente com 4.474 construídos, o que significa sete salas de aula, uma biblioteca e uma sala de informática -, quando estarão presentes o ministro da Educação, Tarso Genro, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o governador Roberto Requião e o reitor Carlos Moreira Júnior.

Inicialmente, os cursos ofertados são, em nível superior: Fisioterapia (30 vagas, diurno) e Gestão Ambiental (30 vagas, diurno) e, em nível profissionalizante, técnico em Agroecologia (36 vagas, diurno), em Enfermagem (25 vagas, noturno), em Hotelaria (35 vagas, noturno) e Transações Imobiliárias (35 vagas, noturno). Os dois cursos superiores da UFPR Litoral são inéditos e a intenção é oferecer outros dois cursos superiores diferenciados. ?Tão logo a estrutura esteja pronta, haverá o curso de Ciência do Esporte, Educação Física e, caso seja aprovado o pedido de mais nove cargas docentes, haverá mais um curso de Gestão e Empreendedorismo?, afirma o reitor Carlos Moreira Júnior. Para a escolha dos cursos, o Conselho de Ensino e Pesquisa da UFPR levou em consideração a demanda e a realidade da região.

Como explica ainda o reitor, no local onde funcionará a UFPR Litoral, antiga Associação Banestado, em Matinhos, funciona a Faculdade de Paranaguá, com o curso de Pedagogia e, futuramente, funcionará também o Cefet-PR com o curso técnico em Construção Civil. O complexo das três instituições é conhecido como Universidade do Litoral. Porém, Carlos Moreira Júnior afirma que a UFPR opera com um maior número de docentes: 21 professores de nível técnico e 30 de nível superior. Ele espera ainda mais nove. ?Serão profissionais fixados no litoral, contratados por um concurso que ocorre este semestre e que não terão condições de transferência para os campus de Curitiba?, explica.

Expectativas

De acordo com a coordenadora da UFPR Litoral, Cyntia Cristina Zaruch Calixto, a UFPR levará, além de ensino de qualidade e gratuito, muitos benefícios à região. ?A expectativa é de ampliar todo o ensino da universidade e implantar na região a possibilidade de incrementar a economia local. Fazer com que o litoral deixe de ser uma, cidade fantasma, fora do período de verão?, afirma. Tanto ela quanto o reitor acreditam que a UFPR Litoral possibilitará a geração de emprego, renda e articulação econômica.

Serviço – O site da UFPR é www.ufpr.br.

Processo em duas fases

O vestibular será feito nos moldes atuais da UFPR, ou seja, em duas fases – a primeira de conhecimentos gerais e a de cursos técnicos, no dia 16 de junho, e a segunda de compreensão e produção de texto no dia 3 de julho.

Para o concurso também será aplicado o sistema de cotas: 20% de vagas para os estudantes negros e 20% para estudantes de escolas públicas. Mas o reitor Carlos Moreira Júnior avisa: ?A universidade vai continuar sendo rígida?.

Os candidatos que já tiverem registro na UFPR, ao fazerem registro na UFPR Litoral perdem, automaticamente, o anterior. ?Não queremos recorrer ao mesmo erro do campus de Palotina, que até hoje oferece um só curso, o de Medicina Veterinária, de onde vinham muitos pedidos de transferências, porque lá era mais fácil entrar?, afirma o reitor. As aulas estão marcadas para iniciar já no dia 1 de agosto. (NF)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo