A construção da primeira universidade interestadual do Brasil pode se tornar realidade. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina hoje, em Brasília, o projeto de criação da Universidade da Mesorregião.
A instituição será multicampi e prevê a implantação da sede em Chapecó (SC) e mais quatro campi nas cidades de Erechin e Cerro Largo (RS) e Realeza e Laranjeiras do Sul (PR).
A implantação do projeto da Universidade da Mesorregião representa, além do crescimento da economia da região, o desenvolvimento rural e agrícola de famílias ligadas à instituição.
?Buscamos uma universidade pública que gere a integração do ensino, da pesquisa e da extensão com o foco voltado para a área agrícola e agrária, além do desenvolvimento rural e familiar?, explica o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul) e membro do movimento pró-universidade, Altemir Tortelli.
Segundo ele, ainda será discutida a possibilidade de a universidade ser preferencialmente para famílias mais carentes. ?Nós estamos trabalhando para que a seleção de 80% das vagas da universidade sejam destinadas a filhos de agricultores vindos de escolas públicas do Estado? diz.