Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no próximo dia 29, o Programa de Prevenção e Tratamento do Dependente Químico (Provent), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está organizando a 1.ª Semana de Combate às Drogas da instituição. O evento será promovido na semana que vem, de segunda a sexta-feira.

Implantado em 1997, o Provent foi criado para atender a comunidade universitária (inclusive alunos) e seus parentes. Uma equipe interdisciplinar atua no programa, tanto na prevenção e tratamento quanto no acompanhamento dos pacientes.

Prevenção

Com a realização da semana, a equipe do Provent quer alertar quanto aos efeitos nocivos do uso indevido de drogas ilícitas (como a maconha, a cocaína e o crack) e lícitas (como o cigarro, o álcool e medicamentos). Para isso, estão sendo programadas visitas às salas de aula e panfletagem no campus sede e nos campi regionais.

Também está programada a palestra O Tabagismo como Acelerador do Tempo, que será proferida pelo professor Celso Conegero, do Departamento de Ciências Morfofisiológicas da UEM. O evento foi agendado para o dia 26, às 8h, no anfiteatro Ney Marques.

Agenda

As atividades da 1.ª Semana de Combate às Drogas incluem, ainda, apresentações culturais e exposições de trabalhos científicos e de painéis ligados ao tema, realizados no estacionamento do Restaurante Universitário (RU). No local, haverá uma barraca onde os profissionais do Provent estarão orientando o público quanto aos riscos do fumo e divulgando o programa, que hoje está sob a coordenação da psicóloga Maria Lúcia Dantas.

Vale dizer que cerca de 80 mil brasileiros morrem, anualmente, devido ao hábito de fumar. Além disso, estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que 30% das mortes por câncer estão relacionadas ao cigarro, sendo que 90% são de câncer de pulmão.

O tabagismo ainda provoca doenças coronarianas, pulmonares obstrutivas crônicas e com danos ao cérebro, que também podem levar à morte.

continua após a publicidade

continua após a publicidade