Os 50 alunos aprovados na primeira turma do curso de Pedagogia para Educadores do Campo irão iniciar as aulas neste mês. O curso, oferecido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, no campus de Francisco Beltrão, é o pioneiro no Estado voltado para a formação e qualificação de professores que atuam em escolas rurais.
A criação do curso visa a atender a uma reivindicação da comunidade universitária e de movimentos sociais da região. Segundo o coordenador do Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), José Tarcísio Trindade, o curso vai suprir uma grande demanda no Paraná, pois 200 professores atuam em escolas rurais, e outros 320 trabalham com alfabetização em assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
As aulas serão ministradas sempre nos meses de férias da universidade – em julho, janeiro e fevereiro. A duração é de quatro anos, com uma carga horária total de 2.800 horas, divididas em oito horas diárias. Além das disciplinas que fazem parte do programa do curso de Pedagogia, ele será voltado para o campo e terá algumas disciplinas diferenciadas, como Sociologia Rural, Movimentos Sociais e o Campo, Educação Popular, Educação Ambiental e Saúde.