O período de inscrição ao Concurso Vestibular 2009 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estará aberto até 4 novembro. A primeira etapa acontecerá no dia 23 de novembro, das 8h30 às 13 horas, nos locais a serem definidos nas cinco cidades sede dos Campi da Universidade. A segunda etapa será no dia 14 de dezembro, das 8h30 às 12h30. Neste Concurso, a Instituição está oferecendo 2.329 para 34 cursos distribuídos nos Campi de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão.

continua após a publicidade

Para este concurso, a Unioeste implantou o sistema de cotas para alunos oriundos de escolas públicas. De acordo com o diretor de Concurso Vestibular da Unioeste, professor João Carlos Cattelan, 40% das vagas oferecidas serão destinadas para alunos que tenham estudado em escolas públicas. Os cotistas terão que ter feito as quatro séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e o Ensino Médio em escola pública.

O diretor do Concurso Vestibular lembra também que no total serão aplicadas no Vestibular da Unioeste as disciplinas de Literatura, Português, História, Geografia, Matemática, Química, Física, Biologia, Filosofia, Sociologia e Geografia, além das matérias de Língua Estrangeira das quais o candidato poderá optar por Alemão, Espanhol, Inglês ou Italiano além da Redação.

Documentos para inscrição

continua após a publicidade

As inscrições serão das 9 horas do dia 6 de outubro, às 17 horas do dia 4 de novembro somente pela Internet no endereço www.unioeste.br/vestibular. A taxa de inscrição é de R$ 80 e o pagamento deve ser feito em casas lotéricas ou agência da Caixa Econômica Federal, até 5 de novembro.

A inscrição só poderá ser feita para um curso. Para isso, o candidato deve providenciar os seguintes documentos: cédula ou carteira de identidade ou documento com fotografia e com impressão datiloscópica, expedidos por órgão oficial que, por força de lei federal, valha como documento de identificação, a saber: cédula ou carteira de identidade expedida por Secretarias de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal ou Órgãos ou Conselhos de Classe, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social que contenha a impressão datiloscópica. O documento de identificação citado na Ficha de Inscrição deverá ser apresentado, quando o candidato comparecer às provas.

continua após a publicidade

Para efetuar a inscrição, o candidato ainda deve: preencher a ficha de inscrição; responder o questionário Sócio-Educacional; imprimir a ficha e o boleto de pagamento da inscrição; assinar a ficha de inscrição; efetuar o pagamento da taxa; manter a documentação de inscrição e portá-la nos dias de provas; entregar a ficha, assinada, no primeiro dia de prova. Ao preenchê-la, o candidato optará pelo curso e turno pretendidos entre as Línguas Estrangeiras – Alemão, Espanhol, Inglês ou Italiano; pela cidade em que fará as provas: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon ou Toledo; e indicará a sua opção por concorrer como cotista ou não. Os estrangeiros poderão se inscrever, mediante a apresentação do documento de viagem determinado pelos acordos firmados entre o Brasil e o seu país de origem.

Isentos

A publicação do resultado dos pedidos de isenção será até às 17 horas do dia 29 de outubro, em lista nominal única para a Universidade, sendo divulgada no site já referido. Para fazer a inscrição, o candidato isento, por meio do código do seu processo, deverá fazer a sua inscrição de 29 de outubro a 4 de novembro, até às 17 horas.

Cotistas

Para concorrer a uma vaga como cotista, o candidato deverá fazer esta opção ao realizar a inscrição. A ficha de inscrição será recolhida na primeira etapa do vestibular e, se for necessário, será usada como prova da opção por concorrer como cotista.

Se o candidato se inscrever como cotista e se classificar no limite de vagas, deverá comprovar, por meio de histórico escolar original, no ato da matrícula, que cursou as séries finais do Ensino Fundamental, 5ª a 8ª séries, e o Ensino Médio em escola pública.

O histórico escolar apresentado pelo candidato cotista será passível de verificação quanto a sua legitimidade e o candidato perderá a vaga, a qualquer tempo, caso seja constatada qualquer forma de irregularidade. Não poderá concorrer como cotista o candidato que não manifestar essa opção no ato de realização da sua inscrição ou já tiver concluído um curso de graduação.