Unioeste oferece 2 mil vagas para Vestibular 2009

O período de inscrição ao Concurso Vestibular 2009 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estará aberto até 4 novembro. A primeira etapa acontecerá no dia 23 de novembro, das 8h30 às 13 horas, nos locais a serem definidos nas cinco cidades sede dos Campi da Universidade. A segunda etapa será no dia 14 de dezembro, das 8h30 às 12h30. Neste Concurso, a Instituição está oferecendo 2.329 para 34 cursos distribuídos nos Campi de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão.

Para este concurso, a Unioeste implantou o sistema de cotas para alunos oriundos de escolas públicas. De acordo com o diretor de Concurso Vestibular da Unioeste, professor João Carlos Cattelan, 40% das vagas oferecidas serão destinadas para alunos que tenham estudado em escolas públicas. Os cotistas terão que ter feito as quatro séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e o Ensino Médio em escola pública.

O diretor do Concurso Vestibular lembra também que no total serão aplicadas no Vestibular da Unioeste as disciplinas de Literatura, Português, História, Geografia, Matemática, Química, Física, Biologia, Filosofia, Sociologia e Geografia, além das matérias de Língua Estrangeira das quais o candidato poderá optar por Alemão, Espanhol, Inglês ou Italiano além da Redação.

Documentos para inscrição

As inscrições serão das 9 horas do dia 6 de outubro, às 17 horas do dia 4 de novembro somente pela Internet no endereço www.unioeste.br/vestibular. A taxa de inscrição é de R$ 80 e o pagamento deve ser feito em casas lotéricas ou agência da Caixa Econômica Federal, até 5 de novembro.

A inscrição só poderá ser feita para um curso. Para isso, o candidato deve providenciar os seguintes documentos: cédula ou carteira de identidade ou documento com fotografia e com impressão datiloscópica, expedidos por órgão oficial que, por força de lei federal, valha como documento de identificação, a saber: cédula ou carteira de identidade expedida por Secretarias de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal ou Órgãos ou Conselhos de Classe, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social que contenha a impressão datiloscópica. O documento de identificação citado na Ficha de Inscrição deverá ser apresentado, quando o candidato comparecer às provas.

Para efetuar a inscrição, o candidato ainda deve: preencher a ficha de inscrição; responder o questionário Sócio-Educacional; imprimir a ficha e o boleto de pagamento da inscrição; assinar a ficha de inscrição; efetuar o pagamento da taxa; manter a documentação de inscrição e portá-la nos dias de provas; entregar a ficha, assinada, no primeiro dia de prova. Ao preenchê-la, o candidato optará pelo curso e turno pretendidos entre as Línguas Estrangeiras – Alemão, Espanhol, Inglês ou Italiano; pela cidade em que fará as provas: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon ou Toledo; e indicará a sua opção por concorrer como cotista ou não. Os estrangeiros poderão se inscrever, mediante a apresentação do documento de viagem determinado pelos acordos firmados entre o Brasil e o seu país de origem.

Isentos

A publicação do resultado dos pedidos de isenção será até às 17 horas do dia 29 de outubro, em lista nominal única para a Universidade, sendo divulgada no site já referido. Para fazer a inscrição, o candidato isento, por meio do código do seu processo, deverá fazer a sua inscrição de 29 de outubro a 4 de novembro, até às 17 horas.

Cotistas

Para concorrer a uma vaga como cotista, o candidato deverá fazer esta opção ao realizar a inscrição. A ficha de inscrição será recolhida na primeira etapa do vestibular e, se for necessário, será usada como prova da opção por concorrer como cotista.

Se o candidato se inscrever como cotista e se classificar no limite de vagas, deverá comprovar, por meio de histórico escolar original, no ato da matrícula, que cursou as séries finais do Ensino Fundamental, 5ª a 8ª séries, e o Ensino Médio em escola pública.

O histórico escolar apresentado pelo candidato cotista será passível de verificação quanto a sua legitimidade e o candidato perderá a vaga, a qualquer tempo, caso seja constatada qualquer forma de irregularidade. Não poderá concorrer como cotista o candidato que não manifestar essa opção no ato de realização da sua inscrição ou já tiver concluído um curso de graduação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna