O médico Manoel Almeida Neto, candidato da oposição à presidência da Unimed Curitiba pela chapa 10 Gestão Competente nas eleições de hoje, garante que o seu ?grande desafio será recompor a estrutura da cooperativa de serviços médicos e reconduzi-la ao seu efetivo papel de defesa econômica do trabalho de todos os cooperados?.
Dentro dessa linha, uma das primeiras tarefas será a de restabelecer o diálogo entre a Unimed e os cooperados. ?Outra medida será colocar a cooperativa no século 21, implantando uma tecnologia de informação moderna e eficiente para acabar com a infernal burocracia que atormenta os usuários, os cooperados e os prestadores de serviço?.
A chapa encabeçada por Manoel Almeida Neto é composta pelos seguintes candidatos para o Conselho de Administração da entidade: vice-presidente – Hélcio Bertolozzi Soares; secretária-geral – Lenira Maria Esmanhotto Facin; vice-secretário – Wanderley Silva; tesoureiro-geral – Sidon Mendes de Oliveira; vice-tesoureira – Khátia Maria de Gouvêa Ribas; vogais – José Antônio Caldeira, Tânia Mara Cunha Schaeffer e José Clemente Linhares. A chapa 10 Gestão Competente tem ainda nove candidatos para a Comissão Técnica e nove para a Comissão Ético-Disciplinar e de Defesa Profissional.
Manoel Almeida Neto considera que as propostas defendidas pela chapa Gestão Competente vão renovar a Unimed Curitiba, hoje com 370 mil usuários e 3.754 co-
operados, revertendo o atual quadro de insatisfação que existe entre os médicos que são sócios da cooperativa. As propostas tratam da valorização do cooperado e da recomposição da justa remuneração, com a implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), da Associação Médica Brasileira (AMB); o pagamento à vista da consulta médica; a redução dos custos administrativos da cooperativa; a gestão competente feita com profissionais especializados; a desvinculação dos honorários médicos da conta hospitalar; a remuneração das férias dos médicos cooperados; a recomposição da boa relação entre os prestadores de serviços; e a reformulação da política de comercialização de planos de saúde.
O candidato Almeida Neto explica que, para reduzir custos administrativos, ?a coluna vertebral do projeto técnico está alicerçada na tecnologia da informação, com o uso do maior e mais barato meio de comunicação, que é a internet?. Segundo ele, com a tecnologia de informação, ?anunciaremos o fim da burocracia, que só causa custos e insatisfação?.