Com o fim da campanha nacional de vacinação, nesta sexta-feira (10), as crianças com idade entre 2 e 5 anos incompletos (de até 4 anos e 11 meses) serão as beneficiadas pelas doses remanescentes da vacina contra a gripe. A partir desta segunda-feira (13), as vacinas estarão disponíveis para este novo grupo em todas as 109 unidades básicas de saúde de Curitiba. O novo grupo foi definido a partir do parecer da Comissão Estadual de Infectologia, do qual a Secretaria Municipal da Saúde faz parte.
Até o final da tarde de sexta-feira, 373.346 pessoas tinham recebido a vacina na capital paranaense, numa cobertura de 98,41% dos grupos prioritários. O Ministério da Saúde enviou à cidade 460 mil doses e a quantidade remanescente será destinada a este novo grupo.
O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria, Moacir Pires Ramos, explica que o novo público alvo serão as crianças, mas os integrantes dos demais grupos que não tomaram a vacina também terão direito à dose. Segundo ele, a recomendação continua sendo a comprovação, por documento de identidade ou atestado médico, da necessidade da vacina.
As crianças com idade de 2 a 5 anos foram escolhidas por serem consideradas “multiplicadoras dos quadros gripais”, ou seja, responsáveis pelo trânsito do vírus da gripe entre diferentes ambientes. “São crianças que estão na escola, nas quais a circulação de vírus é sempre alta, e que levam esses vírus para casa e acabam transmitindo a doença para outras pessoas da família. É uma forma de prevenir o contágio”, esclarece Ramos.
Para receber a dose da vacina, os pais devem levar um documento de identidade da criança e a carteirinha de vacinação. Ainda podem receber a vacina as crianças com idade de 6 meses a 2 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas e profissionais de saúde. Indígenas e pessoas privadas de liberdade já foram vacinadas pela Secretaria.