A falta de limpeza em torno de dois postos de saúde da região sul da cidade está deixando apreensivos usuários e moradores locais. As unidades Bairro Novo, no Sítio Cercado, e Moradias da Ordem, no Tatuquara, estão cercadas por mato e muita sujeira. Quem busca atendimento médico ou simplesmente passa pelo local reclama de descaso da prefeitura e teme a proliferação de bichos e doenças.

continua após a publicidade

“Cuidado com a cobra!”, gritou um ciclista que passava pela Rua Paulo Rio Branco de Macedo, logo que a reportagem da Tribuna chegou à unidade Bairro Novo, no Sítio Cercado. Em torno do posto de saúde, o mato cresce até a altura dos joelhos. Moradores relatam que pelo menos desde setembro nenhum tipo de limpeza ou roçado é feito no local.

“Parece que está abandonado. É muito triste esse desleixo com algo que é público e sustentado com o dinheiro da população”, diz Rafael Rodrigo de Andrade, morador do bairro. Junto com a esposa Jacieli, ele leva o filho Vinícius, de seis meses, para tomar vacina no posto. “Tivemos que estacionar o carro no meio do mato. Vamos ver se o novo prefeito dá mais atenção”, cobra Jacieli.

Reclamações

continua após a publicidade

Usuária regular da unidade, Idalina Ferreira fica desconfiada que animais como ratos, aranhas e mosquitos transmissores de doenças se proliferam no matagal. “Eu nunca vi nada, mas sempre existe o receio. Não combina com posto de saúde. Já faz uns quatro ou cinco meses que ninguém limpa isso aqui”, reclama.

Na unidade Moradias da Ordem, no Tatuquara, a situação é praticamente a mesma. Além do matagal , árvores sem poda cobrem a placa que identifica o posto de saúde. O muro está coberto de pichações, reforçando a sensação de abandono.

continua após a publicidade

Serviço é retomado

A prefeitura de Curitiba anunciou que as equipes que trabalham na manutenção de ruas e calçadas voltaram a trabalhar ontem. A nova administração municipal diz que os serviços estavam suspensos desde o mês de novembro. Não há previsão de quando será feita a limpeza nas unidades de saúde do Tatuquara e Sítio Cercado. Segundo a prefeitura, o trabalho será executado “nos próximos dias”.