A Secretaria da Saúde aproveita o Outubro Rosa – movimento de alerta para a prevenção do câncer de mama – para lançar, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, a Unidade da Mama. Instalada no Hospital de Clínicas, a unidade é única no Paraná e possibilitará um tratamento mais rápido.

continua após a publicidade

O médico mastologista Vinícius Budel, coordenador do projeto, diz que as lesões pequenas nas mamas, chamadas de não-palpáveis, levam cerca de oito meses para serem tratadas no Sistema Único de Saúde. “Na unidade poderemos realizar o tratamento completo em um só dia”, explica. Com o diagnóstico precoce, as lesões não-palpáveis podem ser removidas na hora, no centro cirúrgico montado no Hospital de Clínicas.

Budel ressalta que a Unidade de Mama é um avanço para a mulher paranaense e para a rede pública de saúde do Paraná. “Já está sendo estudada a possibilidade de implantar a Unidade da Mama nas regiões de Cascavel, Maringá e Londrina”.

Em 2010, 761 pessoas morreram de câncer de mama no Paraná, sendo 759 mulheres e dois homens “O diagnóstico precoce, com o exame clínico de mamas, é a melhor maneira de prevenir o câncer de mama. O recomendado é consultar um médico para avaliar a necessidade e a periodicidade dos exames complementares”, enfatiza Budel.

continua após a publicidade

O Estado está mobilizado – em conjunto com a Sociedade Brasileira de Mastologia, Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – para oferecer à mulher paranaense serviços que possibilitem um diagnóstico e tratamento em tempo hábil das lesões não-palpáveis de mama.

Para Budel, isso constitui não somente um avanço para a saúde da mulher paranaense, mas também representa um novo modelo de tratamento para toda rede público de saúde.

continua após a publicidade

Capacitação

Oitenta profissionais responsáveis pelo controle do câncer ginecológico estiveram reunidos em Curitiba na quinta-feira (6) e sexta-feira (7) com o intuito de receber capacitação sobre o fluxo dos exames de mamas e mamografias.

De agosto de 2009 a agosto de 2011 foram realizadas cerca de 390 mil mamografias e ultrassonografias de mama pelo Sistema Único de Saúde no Paraná.