Unidade da Mama garante tratamento ágil do câncer

A Secretaria da Saúde aproveita o Outubro Rosa – movimento de alerta para a prevenção do câncer de mama – para lançar, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, a Unidade da Mama. Instalada no Hospital de Clínicas, a unidade é única no Paraná e possibilitará um tratamento mais rápido.

O médico mastologista Vinícius Budel, coordenador do projeto, diz que as lesões pequenas nas mamas, chamadas de não-palpáveis, levam cerca de oito meses para serem tratadas no Sistema Único de Saúde. “Na unidade poderemos realizar o tratamento completo em um só dia”, explica. Com o diagnóstico precoce, as lesões não-palpáveis podem ser removidas na hora, no centro cirúrgico montado no Hospital de Clínicas.

Budel ressalta que a Unidade de Mama é um avanço para a mulher paranaense e para a rede pública de saúde do Paraná. “Já está sendo estudada a possibilidade de implantar a Unidade da Mama nas regiões de Cascavel, Maringá e Londrina”.

Em 2010, 761 pessoas morreram de câncer de mama no Paraná, sendo 759 mulheres e dois homens “O diagnóstico precoce, com o exame clínico de mamas, é a melhor maneira de prevenir o câncer de mama. O recomendado é consultar um médico para avaliar a necessidade e a periodicidade dos exames complementares”, enfatiza Budel.

O Estado está mobilizado – em conjunto com a Sociedade Brasileira de Mastologia, Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – para oferecer à mulher paranaense serviços que possibilitem um diagnóstico e tratamento em tempo hábil das lesões não-palpáveis de mama.

Para Budel, isso constitui não somente um avanço para a saúde da mulher paranaense, mas também representa um novo modelo de tratamento para toda rede público de saúde.

Capacitação

Oitenta profissionais responsáveis pelo controle do câncer ginecológico estiveram reunidos em Curitiba na quinta-feira (6) e sexta-feira (7) com o intuito de receber capacitação sobre o fluxo dos exames de mamas e mamografias.

De agosto de 2009 a agosto de 2011 foram realizadas cerca de 390 mil mamografias e ultrassonografias de mama pelo Sistema Único de Saúde no Paraná.